“Nossa ponte forte é a tradição”
Famoso pela produção de carne de sol, o município de Itororó, na Bahia, também abriga uma das Fazendas mais tradicionais na produção de leite do Estado e também da região Nordeste. A Fazenda Cabana da Ponte é considerada pioneira em diversos segmentos da atividade leiteira, principalmente quando se trata de melhoramento genético, nutrição e sanidade animal.
Com sua terceira geração no comando, a Fazenda tem como gestor atualmente o cineasta Zelito Viana, que além das ficções do cinema dedica seu tempo a essa história real, com uma diversidade de capítulos, cenários e personagens.
Os primeiros passos de Zelito na direção da Fazenda foi buscar consultores e técnicos que orientassem o sistema de produção na Fazenda.
“Há oito anos recebemos um consultor que mudou o sistema de produção até então utilizado e trouxe inúmeros benefícios para a Fazenda” – ressalta Zelito.
Ele fala do Zootecnista Renato Miglio Martin, quem introduziu o sistema de semi-confinamento na Fazenda, já que a mesma dispunha de área suficiente para plantar alimento para o rebanho e, além disso, animais com potencial para produzir mais leite.
“Ele nos orientou de forma a profissionalizar o negócio leite na Fazenda, para aumentar a produção, o que foi muito importante.Sob sua recomendação, mudamos o manejo alimentar, passamos a suplementar os animais que até então só tinham a pastagem, compramos um vagão misturador, instalamos as ordenhas mecânicas, enfim, passamos a investir com consciência, vendo e medindo resultados” – conta Zelito, mostrando sua satisfação nessa etapa de concretização da atividade leiteira na Cabana.
A Cabana da Ponte Agropecuária atualmente produz cerca de 5.000 litros de leite bovino/dia, e 1.000 litros de leite bubalino/dia, industrializados na própria Fazenda, com certificação de produção orgânica concedida pelo IBD.
O caso de sucesso da Cabana da Ponte foi publicado na íntegra pela Revista InforLeite, edição 43 – Dezembro/2013.